segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Nós, que nascemos nos 70


Quando eu era pequenina os 30 anos eram qualquer coisa de tremendamente distante. Tão distante que nunca sequer me imaginei com essa idade. O mais longe que a minha imaginação conseguiu chegar foi aos 24 anos, e isto porque coincidiam com a mudança de milénio. Mas na minha cabecinha, povoadas por centenas de episódios do “Era uma vez o espaço” e do “Buck Rogers no século XXI”, nessa altura eu viveria numa nave espacial e vestiria sempre um fato justo branco, de algum tecido ainda por inventar, e botinha branca a condizer. Sim, os meus fashion devaneios evidenciaram-se em idade precoce.
Mas para além desses 24 anos numa era espacial nada mais havia, até porque para mim qualquer pessoa que saísse da casa dos 20 estava em pé de igualdade com os meus avozinhos, nessa altura já bem velhinhos. De modo que aos olhos dos meus 6 ou 7 anos, eu sou, neste preciso momento, uma senhora da idade.
E, francamente, uma senhora que não sabe muito bem como viver a sua idade. Talvez porque nunca me tenha imaginado assim. Ou talvez porque quando olho para os meus supostos role-models a disparidade entre os modos de vida é tão grande que me causa confusão e me deixa perdida. Onde, onde pertenço eu? Ou melhor, a que década? Se é verdade que, como dizem, os 40 são os novos 30, e os 30 os novos 20, deveria requerer um novo cartão-jovem e fumar ganzas pela noite dentro?
Metade dos meus amigos e conhecidos está casado (alguns já em segundas núpcias) ou, pelo menos, monogamicamente acasalado. Vivem com uma cara-metade e um bando de crianças maravilhosas que me olham com um misto de admiração e temor. Não saem à noite, excepto se for um jantar por volta das 8h, mas de qualquer forma têm que estar em casa às 9h. E o dito jantar serve-me sempre para recolher uma série de informações úteis sofre diarreias provocadas por novas marcas de leite, dentinhos a romper e bacios. Enviam-me fotos dos filhotes pela net, passam as noites enroscados um no outro a ver filmes de há 10 anos e fazem-se sentir egoísta e encalhada. Não creio que pensem isso de mim, mas a verdade é que se me comparar a eles sou exactamente isso.
A outra metade dos meus amigos e conhecidos vive sozinha, não sei ao certo se por opção ou porque não têm mesmo outra opção (os mistérios da mente humana são insondáveis). Todos os meses me falam de um novo namorado/namorada, ou de qualquer coisa parecida com isso, porque a verdade é que as relações de hoje são mais fugazes que um par de sapatos em saldos. Trabalham como bestas, conhecem todos os restaurantes da cidade, nos fins de semana dormem quase até à hora de se aperaltarem e sair de novo, e ainda mantém alguns hábitos dos tempos de teen tais como o de vomitar atrás dos carros nas noites mais intensas. Estão sempre a par das últimas modas e fazem-se sentir antiquada e desadequada. Provavelmente pensam isso de mim, embora nunca me o tenham dito frontalmente.
Quem somos nós, os trintões do século XXI? Que tipo de responsabilidades se espera de nós? É suposto termos assentado ou continuarmos a gastar os últimos cartuchos de uma juventude que teima em arrastar-se até à meia-idade? Estaremos a ser inconsequentes para com a geração futura? Mal agradecidos para com a antecedente? Ou andamos todos ainda à procura do nosso lugar no mundo?
Mais propriamente, onde estou eu no meio disto tudo? Bem, por um lado, I’m living the dream, baby. Em certa medida tenho exactamente a vida que sempre quis ter (o que me leva a pensar nas sábias palavras da mamã: cuidado com o que desejas, pois pode concretizar-se). Ora, a questão é que esta vida de liberdade, leveza, e inevitável solidão, era desejada para os meus vinte anos. Nunca desejei mais que isso porque tão-pouco fui mais além na minha prospecção de futuro. Mas neste momento, que estou nos trintas e…, sabe-me a pouco. A questão é que também não sei exactamente o que me saberia bem a mim. Sei que não seria feliz se tivesse que abdicar das minhas viagens, das minhas conferencias, das minhas saídas nocturnas, ainda que esporádicas, das minhas orgias de compras e das pilhas de caixas de sapatos, substituídas por berços e roupinhas de bebé. Mas sei também, e ainda com maior convicção, que também não seria feliz como uma party girl.
Não vejam nisto qualquer juízo de censura face a algum destes modos de vista. Quem sou euzinha para ajuizar a vida de pessoas felizes, ou, menos pelos, que se conseguiram encontrar a si mesmas mais do que eu consegui? Só digo que eu não sou isso. Nem isso, nem aquilo, nem o outro. Não sei bem o que sou. Ter 30 anos hoje em dia é complicado e provavelmente eu estou a querer tudo. Quero o príncipe, os bebés, os sapatos e as malas, o sucesso profissional e os jantares em família. E quero tudo porque conheço quem o tenha tudo. Therefore, é possível.
Mas enquanto não se concretiza para mim, por aqui continuo um bocado à deriva, à procura de uma vida que me sirva, algures entre fraldas e sapatos de salto alto.

1 comentário:

  1. Sê quem és e conheci.Pode ser-se tudo isso e ter alguém a sério. Basta que exista verdade e respeito pelo outro.
    Verinha, eu sei "discurso retrógado", dirão alguns, etc... M.C.

    ResponderEliminar