domingo, 14 de agosto de 2011

Acho que sou como um cão


Às vezes acho que sou um gato. Um gato que vai à caça, de forma lânguida e sorrateira, e depois de brincar com a sua presa tempo suficiente a abandona num canto da sala para se ir espreguiçar no sofá.
Ás vezes acho que sou uma formiguinha, incansavelmente trabalhando férias, feriados e fins-de-semana, rodeada de cigarras a gozar la dolce vita enquanto eu me perco nos meus labirintos subterrâneos.
Às vezes acho que sou um cão. Não um daqueles caniches nervosos e irritantes, nem tão-pouco um majestoso rottweiler. Um vira-lata. Um rafeiro abandonado a quem deste guarida um dia. Durmo aos teus pés. Espero pela tua comida. Abano a cauda ao farejar um mimo. E não vou embora. Nunca me vou embora porque esta é a única casa que conheço.
Os cães vadios andam por aí sem eira nem beira. Dormem no vão das escadas, mordem quando lhes tentamos tocar e todos pensam que são cães raivosos e cheios de doenças. Mas se um dia se apegam a alguém por ali ficam. E por ali esperam.
Sempre achei os cães dotados de uma majestosa lealdade. Há quem prefira os gatos apontando-lhes maior personalidade e independência. Mas na verdade há pouco de glamoroso na deslealdade e na preguiça. Ser sexy é ser fiel. Ficar.
E eu fico. Às vezes nem sei bem porquê. Não é porque não tenho para onde ir porque tenho. Não é porque não saiba o que fazer, porque sei.
Creio que fico porque espero que um dia repares em mim. É bem provável que esse dia nunca chegue. Não penses que essa hipótese está arredada das minhas suposições. Mas nesta cabeça meio-tonta, meio-louca e meio-vazia há espaço para tantas suposições que bem posso esperar também que um dia repares em mim.

2 comentários:

  1. Olá VeraL.
    Gosto tanto deste texto... porque eu fico também e pq acho a lealdade muito sexy. Problema: e quando ficamos com a pessoa que é o nosso namorado e ele por mt amor, nunca REPARA exactamente no mt que fazemos para essa pessoa estar bem, para essa pessoa olhar para nós como princesas e não como uma princesa (que ja foi...) mas que passou a uma chata insuportável que cada vez q fala está extremamente errada (lol)... Estaremos mesmo erradas ou há homens q enfim, just don't get it? bolas, passamos a vida a dar tudo em nós e levamos "para trás" e mesmo assim, eu fico... pq acredito?!

    Cumprimentos, Alexandra

    ResponderEliminar
  2. Bem, talvez seja porque não se fica por amor mas por força de um estúpido sentimento de lealdade. E dito estúpido porque - por mais louvável que seja - nos trama a vida até à exaustão. Coragem Alexandra, dá o grito do Ipiranga.

    ResponderEliminar